Nãna Boehm
Site dedicado à divulgação de minhas obras literárias
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Título:
Morte: Fuga ou Liberdade? Parte I
Autor:
Nãna Boehm
Descrição:
O simbolismo foi até bem pouco considerado corpo estranho no conjunto das nossas letras. Sem dúvida, muito apresenta de aparente imprevisto, considerado na linha normal da evolução literária. Para entender o estilo simbolista, utilizei algumas palavras-chave, são: representar, evocar, magia, misticismo e inconsciente. O simbolismo surgiu em um contexto de grande insatisfação com os rumos da política no país. O Brasil presenciava momentos como a abolição da escravatura, Proclamação da República, a Revolta da Armada, a Guerra dos Canudos, dentre outros. Os simbolistas reagiam fortemente contra os princípios cientificistas da época, propondo uma arte baseada na expressão de estados emocionais subjetivos, misteriosos, ilógicos, ou seja, aquilo que só admite a expressão simbólica, porque não pode ser codificado racionalmente. A razão e a lógica, instrumentos de análise da realidade, cederam lugar à intuição.
Enviado em:
19/10/2009
Formato:
doc
Tamanho:
26 KB
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links